segunda-feira, abril 11

A escola


Ainda não fechei a porta ao primeiro semestre e já tenho o segundo à porta… Ali não há dias de férias, não há pausas para respirar. Os exames acabaram ontem e esta semana ainda vai haver aulas extra para acabar trabalhos. As últimas semanas têm sido extremamente cansativas… são os trabalhos de grupo e os individuais (aqueles em que temos de mostrar o que valemos, sem interferências de terceiros), as apresentações e visitas de estudo, os exercícios extra (e gatados) nas vésperas de exames, para além do estudo essencial para os exames.
Ali vale quase tudo: há quem tire férias para se dedicar a tempo inteiro, há quem pressione os Prof.s, descaradamente, para que não exagerem no grau de dificuldade, há quem fique noites acordado para terminar os exercícios, há quem faça exercícios em conferência via Skype e há quem dê explicações através das redes sociais – o que é preciso é safarmo-nos!
Ontem, depois do último exame e antes da última aula (oficial) reparei que aquele núcleo duro de 8 pessoas estava diferente, a sua relação era outra. Diz-se que o que não nos mata, torna-nos mais fortes. Neste caso as dificuldades dos últimos dias fortaleceram-nos, ajudámo-nos mutuamente sem dar hipótese a qualquer tipo de rivalidade.
Não senti este tipo de camaradagem quando tirei o curso no IST (porque será?!) E de certa forma tenho pena… talvez seja por isso que de momento não mantenho contacto com nenhum dos colegas desses tempos. Agora é totalmente diferente, todos querem aprender e não se importante de ajudar os que têm mais dificuldades, sei que a maioria dos contactos não se vão perder!

Sem comentários: