quinta-feira, maio 25

Abriu a época dos fogos

Hoje, enquanto passava os olhos por um jornal diário gratuito, vi o título de um texto de opinião que me chamou a atenção. Não por apenas ser um assunto que me interesse, mas também porque tendo-o ouvido no último mês por inúmeras vezes, em diversos órgãos de comunicação social, o acho completamente ridículo.
Pelo que percebi o leitor interveniente neste espaço do jornal, partilha da mesma opinião e se pensarem um pouco também o farão…
Quando se diz que abriu a época dos fogos, parece que estamos a dar autorização para que se faça fogo. Como ele diz, é como se abrisse a época da caça, em que se permite que os caçadores disparem sobre a passarada.
É certo e sabido que a comunicação social tem um enorme peso na vida das pessoas, por isso seria aconselhável que os jornalistas tivessem mais atenção às informações que transmitem e à maneira como o fazem.

Mas como quem critica deve sempre dar uma sugestão, eu não quero deixar de o fazer. Acho que o conceito de período crítico utilizado por alguns profissionais da área, para denominar os meses de Julho, Agosto e Setembro, pode perfeitamente ser alargado. Ou seja, dia 15 de Maio seria o 1º dia do período crítico no que se refere a incêndios florestais e não o 1º dia da época dos fogos florestais.
Sei que este assunto seria óptimo para um post de grande dimensão, mas já é tarde… estou de férias (apenas 2 dias) e por isso quero gozá-las sem ter de pensar mais no trabalho.

2 comentários:

Hélio disse...

Então não te chateies mesmo... Férias são sagradas! :)
Mas fazendo um comentário mesmo próprio ao tópico, os ultimos anos (se dúvidas havia), mostraram que o povo português é extremamente influenciável pelo que a comunicação social diz... sobretudo ao nível psicológico (eu sei que isto parece uma broa daquelas). E dizer, como sempre se ouviu dizer, que abriu a época de incendios é quase dar ás pessoas um 00 antes do nome (licença pra atear)... e não é que a maioria deles até cumpre esse designio nacional com data estipulada pelo Estado? E lá vão eles, serena e tranquilamente aos saltinhos, atear uma labaredazita pq é bonito e até está na altura delas (há por aí tanto mato acumulado nos terrenos... até da jeito!)...eu pessoalmente até prefiro o pinho... é resinado e tal e coiso, e ateia melhor mas o premio de melhor labareda vai mesmo pro eucalipto... Ha que aproveitar pq os santos estão aí e santo sem fogueira nem é festa... É festa, é festa ó Zé! ;))
Beijocas

Anónimo disse...

Vou já incendiar a minha parte, mas nao em Arruda para não te dar cabo do trabalho!

Edgar, bj