quarta-feira, maio 17

Entre a cultura, o light e a ficção

Está mais que provada a importância do fim-de-semana! Depois do desabafo de 6ª feira e das mini férias de 2 dias (Sábado e Domingo) sinto-me melhor, mais fresca e mais energética!!!
Como estava previsto consegui acabar o livro que andava a ler. (para os mais distraídos, era o Anjos e Demónios do Dan Brown)
Gosto deste género de livros, um pouco de cultura, um pouco de ficção, um pouco de acção… e este tinha ainda outros pormenores que me interessaram muito: um pouco da belissima cultura Italiana…
A meu ver é inevitável que se compare este livro com o Código Da Vinci, não só por ser do mesmo autor, ou por ser do mesmo estilo, mas porque, apesar de ter sido o último a ser lançado, foi o Código Da Vinci que projectou este escritor para os tops. E porquê? Para mim a resposta é clara! O Código é muito mais apelativo, consegue agarrar o leitor muito mais facilmente, como costumo dizer: é poderoso! As descrições dos locais e das obras de arte são muito melhores (sim, porque eu leio a parte descritiva! Não é como uma pessoa que eu conheço que só passou os olhos nesses trechos). Lembro-me que quando acabei de ler o Código fiquei com a sensação que já conhecia todos aqueles lugares e aquelas obras de arte tão bem que parecia que tinha andado um ano inteiro a estudá-las.
Mas… e voltando um pouco atrás… mesmo assim não desgostei do Anjos e Demónios (acho que a parte final, a parte do salto é demasiado irreal, não faz sentido).

Agora ando a ler algo mais light, mais indicado para as moças… já lá vai o tempo em que lia coisas deste género, depois acabei por me fartar e agora decidi ler este livro porque já estava (literalmente) na mesa de cabeceira há muito tempo (mesmo muito!) e porque quis ler alguma coisa fácil e em que não fosse necessário pensar muito. É verdade que esta é também uma forma de intervalar um pouco a leitura… pois o próximo livro vai ser muito grande (Eldest – 2º livro da Trilogia da Herança com cerca de 800 páginas) e estou com algum receio de que não esteja bem como eu gosto pois já ouvi um comentário sobre ele e não me agradou muito. Mas no final logo se verá!

Comigo é assim, tanto sou capaz de pegar numa obra de folgo como algo mais soft, o que é preciso é que o livro e a disposição estejam de acordo.

4 comentários:

cristina disse...

Vais gostar muito do 6 de Abril de certeza. Eu já li todos dela e recomendo vivamente a autora. O que eu mais gostei foi o "Qualquer coisa de bom". Uma história que tem tanto de simples, como de bonita...

Hélio disse...

Vês como um fim d semana tranquilo faz bem?... :) Quanto ás leituras, cuidado com o Eldest: corres o risco de te viciar nele e lê-lo mais rapido do que esperas e, no final, ainda chorares por mais... Essas 600 e tal paginas (nao sao 800) são piores qq qualquer coisa acabada em caína... ;)
Beijocas

Nocas disse...

Espero bem que sim... é disso que eu gosto!!!
Atenção! A verdade tem de ser reposta: o livro tem 788 págimas :P

Hélio disse...

Vê lá tu! O livro é tão bom q até m pareceram menos umas 200 páginas :)))
Beijocas