segunda-feira, maio 22

Chaparros e azeitoneiras

Sábado foi dia de passeio! Fui dar a volta que já estava programada há mais de um ano, mas só agora (pelas mais diversas razões) é que foi possível concretizar.
O destino foi a tão polémica barragem do Alqueva… grandiosa, recente e controversa infra-estrutura hidráulica que tanto orgulha a maioria dos portugueses.
Para mim este passeio não passou de um pretexto para voltar a uma região que tanto gosto. Durante 5 anos ouvi diariamente a tão simpática pronúncia alentejana, ouvi histórias e várias foram as visitas que fiz a esta zona tão bonita do nosso Território.
Gosto muito da peneplanície alentejana, do tom dourada que os campos adquirem nesta altura do ano, da imensidão de sobreiros e oliveiras que se perdem no horizonte, da calma com que as pessoas vivem e da sua simpatia.
O Alentejo é, para mim, uma região onde o tempo, os sabores e a paisagem têm características de uma beleza particularmente rara.

2 comentários:

Hélio disse...

Terra de contrastes, terra mística e encantadora... Tanto consegue desolar a alma de uma pessoa a uma hora, de tão árida que é (em certas zonas), como ficarmos fundidos na paisagem horas mais tarde...Sem dúvida uma optima opção para um passeio...então e a sericaia? ;)
Beijocas

MJ disse...

hmm... que saudades da bela da sericaia!