domingo, fevereiro 19

Fiddler on the Roof

Ontem, enquanto lá fora o temporal se fazia sentir, estive entretida a ver um filme bastante antigo, Um violino no telhado de Norman Jewison.
Desde que me conheço que me recordo de ouvir o meu pai falar deste filme e de o considerar um dos melhores filmes que já viu. É impressionante como durante anos esteve na minha lista de filmes para ver… mas só agora é que se proporcionou.

É um musical que retrata a história de um leiteiro pobre e da sua família durante os últimos dias da opressão da Rússia czarista, no virar do século. Algo que sempre achei curioso foi o título do filme e agora que o vi, percebo a analogia entre o tocar um violino no telhado e a forma como a tal comunidade de judeus (da qual o leiteiro faz parte) sobrevive numa pequena aldeia russa. Equilíbrio, tradição e um grande amor à sua família são as ideias chave!
Gostei imenso do filme, as canções e a música são excelentes, os actores são bons e a história… essa está muito bem conseguida! Pois numa comunidade muito apegada às suas tradições culturais e religiosas, há alguém que quando confrontado com o natural evoluir dos tempos é capaz de aceitar essa evolução e moldá-la, justificando-a com as suas mais profundas convicções.

É sem dúvida um filme para voltar a ver!

3 comentários:

Hélio disse...

Acho que nunca vi esse filme, apesar do titulo ser sobejamente conhecido... no entanto, fez-me lembrar uma cena no concerto dos Queen do ano passado, em que o guitarrista faz um solo de "n" minutos, com imagens em pano de fundo que acabam num plano dos telhados de Londres... e ele em cima do cenário com aquela imagem por trás -> Fiddler on the Roof... foi um trocadilho bonito e que me deixou com ainda mais vontade de ver o filme...

Nocas disse...

Lembro-me perfeitamente dessa cena! Também lá estive! ;)

Hélio disse...

Entao tb sabes do arrepio que foi ver o Freddie a cantar o BoRap nos ecrans, com o resto do gang a acompanhar... e do "Those Were the Days"... enfim... grande noite... :)