segunda-feira, dezembro 18

Freeze!

É mesmo isso que me apetece! Conseguir parar o tempo, organizar-me e só depois deixá-lo voltar a correr.
Tenho milhares de coisas para fazer, antes do Natal… antes do ano terminar… e não consigo dar conta do recado!
Eu bem tento, mas mesmo com este frio ele não congela!

segunda-feira, dezembro 11

O pior!

Há poucas semanas enquanto conversava com um amigo sobre filmes, cheguei à conclusão que, de todos os filmes que já vi, não tinha nenhum eleito como o pior. Não houve nenhum que possa dizer que me apetecia parar de ver a meio ou sair da sala de cinema sem saber como acaba. Se calhar sou eu que escolho muito bem os filmes que vejo e só opto por verdadeiras obras de arte. (Ná! Não me parece!) Os meus padrões é que são muito flexíveis, tanto gosto de filmes bons como acho piada a filmes mais fraquinhos.
Quando me deparei com o facto de não ter um pior fiquei um tanto desiludida e pensei logo: “Oh, não! E quando me perguntarem qual é o pior filme que alguma vez vi – questão crucial para qualquer pessoa – não tenho resposta para dar!” É óbvio que fiquei muito tristinha! lol
Mas isso agora acabou! Há uma semana fui ao cinema e vi o tal, aquele que considero o pior filme jamais visto por mim! Borat! Já sabia que era um filme polémico e foi isso mesmo que também me despertou alguma curiosidade, mas… achei um disparate. É possível fazer humor e boas comédias sem exagerar. OK, no início teve piada mas a certa altura deixou de ter graça. O filme parece ser uma série de apanhados que no início são inocentes e engraçados mas a determinada altura tornam-se desnecessários, maldosos e mesmo grosseiros. Sim, vi o filme até ao fim… porque a curiosidade para saber como é que aquilo iria acabar era muita. Agora já posso criticar à vontade dizer se gostei ou não e porquê!

quarta-feira, novembro 29

O primeiro ano

Lembrei-me há pouco que fez precisamente ontem um ano, que o primeiro post do Serendipity foi para o ar. Um ano… passou tão rápido!
Lembro-me da necessidade que senti em lançar-me nesta aventura (a de iniciar e manter um blog). Nem sempre é fácil, isso já pude constatar!
Apesar da inspiração andar a escassear nos últimos tempos e da minha falta de assiduidade, acredito que o tempo que dispenso com o blog me faz muito bem.
Gosto muito deste meu cantinho e como boa anfitriã que sou, agradeço a todos aqueles que por aqui passam e que dispensam algum do seu precioso tempo a ler os meus desabafos.

O primeiro já está agora que venha o próximo!

terça-feira, novembro 28

“Muda de ramo!”

Não gosto nada destes dias… não estou no meu ambiente, os outros falam de coisas que para mim são Chinês… brrrr! Sinto-me deslocada e com o moral bem lá em baixo…
Apetece-me gritar: “O que é que eu estou aqui a fazer!!!”
É nestas ocasiões que eu penso seriamente em dar o salto para outro lugar, e crescer… penso no futuro e vejo que não quero continuar assim eternamente. Gosto de projectos aliciantes, de algum stress, de coisas que dêem luta… mas também gosto de perceber aquilo que faço e principalmente, não gosto de fazer trabalho para guardar na gaveta.

segunda-feira, novembro 20

Método cubano

Se precisam de arrancar dentes do siso… mandem os vossos dentistas para Cuba aprender com quem sabe. Falo por experiência própria… estou completamente boquiaberta (e não é por ter dores) com este método! Em menos de 5 min. o trabalho fica feito… sem inchaço, sem dores, sem ficar com a boca de lado devido à força que alguns dentistas fazem.
Obrigada Fidel! Eh! Eh! Eh!

terça-feira, novembro 14

Frio!

Finalmente parece que o frio chegou!
Também já estava na hora! Assim, nem apetecia comer castanhas quentinhas como é próprio desta época do ano. E por falar em época do ano… este 4 últimos dias fizeram-me lembrar a próxima… é só esperar mais um pouquinho e estamos lá!

quinta-feira, novembro 9

Como o tempo passa...

Eu e o tempo… o tempo e eu…
Continuo com a reflexão sobre a rapidez com que o tempo passa. Isto deve-se a um dos momentos felizes do dia de ontem.
À hora de almoço fui, fazer o que a maioria das pessoas faz, que é: almoçar, mas não fui ao lugar do costume. Fui experimentar um restaurante que reabriu com nova gerência, ali bem pertinho do trabalho. Quando entrei e me sentei à mesa, reparei que o rapaz que nos ia servir era muito parecido com alguém que em tempos tinha sido meu colega de escola. Mas como não tinha a certeza não disse nada, no entanto fiquei a refeição toda ali a remoer “será que é? será que não é?”
Quando estava a pagar não hesitei, perguntei-lhe o nome e se tinha estudado em Alverca. Ele olhou para mim e 2 segundos depois viu quem eu era. Fizemos uma festa! Já não nos víamos há 12 anos mas a intimidade que tínhamos na altura não se perdeu. Agora olho para trás e vejo as brincadeiras, as parvoíces, o copianço, os arrufos… e já lá vão 12 anos… éramos uns miúdos…
Como ele estava a trabalhar e eu estava acompanhada, não nos foi possível pôr a conversa em dia, mas está prometido que vou lá voltar para falarmos um pouco.
Gostei muito daquele momento, senti que ele foi realmente sincero!
:)

terça-feira, novembro 7

Estou ligada!

Devido a problemas técnicos, nomeadamente o pc ter decidido pifar enquanto eu estava a preparar mais um post, vi-me forçada a ficar alguns dias fora do ar. E que dias… muito trabalho, muito cansaço, mas mesmo assim consegui gerir o tempo para me encontrar com algumas pessoas de quem gosto muito e que já não vi há bastante tempo.
Aproveitei agora, um pequeno intervalo desta minha correria, para ligar o pc e actualizar o blog, mas como o tempo não pára… não me posso demorar. Voltarei, talvez amanhã… ou talvez não!
:))

quinta-feira, outubro 19

Receitas com maçã!














Mais um curso Vaqueiro para a colecção! ;P

sábado, outubro 14

Belos 6 meses…

O dia hoje foi fantástico!
A Mariana faz 6 meses e por isso mesmo era imperativo que este dia fosse diferente. A Alvorada foi cedinho, porque ninguém quis faltar à sua primeira aula de natação. (é mais uma forma de adaptação à água do que propriamente uma aula, mas assim dá um ar mais sério ao acontecimento) :P 30 minutos dentro de água foi o suficiente para a deixar de rastos, assim que chegou a casa adormeceu e só acordou a meio da tarde. Entretanto, houve tempo para praticamente tudo, umas compras do dia-a-dia, uns miminhos só para mim, um pouco de estudo e algumas tarefas domésticas…
Assim que a pimpolha acordou lá fomos (pais, padrinhos, tia e aniversariante – como é que se chama alguém que ainda só faz 6 meses?! lol) para o CCB, ver o World Press Foto. Depois fizémos um desvio até à Häagen-Dazs do Chiado para nos deliciarmos com aqueles fantásticos pecados e depois como estávamos ali tão perto seguimos para o Bairro Alto, para visitar a Galeria das Salgadeiras.

Durante todo o dia a Mariana esteve muito bem disposta, portou-se lindamente e fartou-se de rir para toda a gente. Acho, sinceramente, que este dia foi muito agradável não só para quem a acompanhou, mas também para ela, pois fartou-se de ver coisas novas, coloridas e diferentes.

terça-feira, outubro 10

mais dois blogs para pôr ali ao lado...
Patolas
O fim da canção

domingo, outubro 8

PortSugar 2006

Castro Marim, foi este o local escolhido para mais um encontro de coleccionadores de pacotes de açúcar. E eu estive lá! :)
É verdade, estiveram presentes cerca de 300 pessoas (com acompanhantes incluídos) de Portugal e do Estrangeiro (Bélgica e Espanha) que partilham o mesmo hobbie: Periglicofilia!
Este ano decidi (à última hora) participar no evento e agora que acabei de chegar casa, depois de um fim-de-semana tão diferente, acho que esta foi uma bela ideia. Estou muito cansada mas não caibo em mim de entusiasmo… estou cheia de ideias para aumentar e valorizar a minha colecção e para manter e aumentar o leque de conhecimentos no mundo dos coleccionadores de pacotes de açúcar!

Para aqueles que não sabem em que é que consiste este encontro aproveito para fazer um pequeno resumo. Primeiro, é uma forma de se conhecer outros coleccionadores e estabelecer contactos para futuras trocas. Segundo, é óptimo para se angariar novas peças para a nossa colecção. Isto porque uma das actividades desenvolvidas é a sessão de trocas, ou seja expomos os pacotes que temos a mais numa mesa e ao mesmo tempo vamos às mesas dos outros buscar aqueles que nos interessam… depois há sempre algumas trocas por trocas (pacotes com um valor mais elevado que são trocados por outros com o mesmo valor). Terceiro, aproveita-se para se conhecer melhor o País e as suas diferentes regiões. Neste caso foi Castro Marim e Vila Real de Sto António mas os encontros têm sido em locais bem diferentes. Há ainda direito a um jantar e ao SugarPaper (tipo rallypaper ou footpaper mas vamos recebendo em cada paragem pacotes de açúcar que no final compõem uma série completa).
Mas… só mesmo estando lá e ver todas aquelas pessoas é que se percebe o gosto que as pessoas têm por este tipo de coleccionismo.

Sim, eu sei que é estranho que haja pessoas que se interessem por pequenos pedaços de papel… ainda ontem uma Espanhola olhou para nós como se fossemos aliens, quando lhe disse que aquele aglomerado de pessoas estava num jantar de coleccionadores de pacotes de açúcar. Outros houve que tiraram fotos connosco como se fossemos uma espécie diferente, para depois poderem dizer aos amigos: “Estás a ver! Encontrámos uns gajos muito malucos que coleccionam pacotes de açúcar!”

quarta-feira, outubro 4

English is back!

Uma das novidades que referi num post anterior, foi precisamente esta: As aulas de Inglês estão de volta!
É verdade, é verdade… a outra academia chegou mesmo a fechar! Mas o Luke (o meu antigo prof.) como não é uma pessoa de ficar à espera que as coisas lhe caiam do céu, lançou-se numa jornada contra o tempo e em 2 meses e pouco conseguiu pôr a funcionar outra academia de Inglês aqui em Alverca.
Quando recebi a carta com esta magnífica notícia fiquei bastante entusiasmada, pois já andava a pensar em alternativas e não estava a conseguir encontrar nenhuma que me agradasse.

Ontem foi a primeira aula… de início fiquei um pouco triste porque o Luke não ficou com a minha turma, mas acho que não vou ficar a perder muito porque o meu actual professor também parece ser super simpático e divertido… algumas colegas já conheço, por isso a galhofa está assegurada…. sim e a barraca também já está montada (logo no primeiro dia pus os pés pelas mãos).

Enfim… agora sei que pelo menos 2 vezes por semana vou terminar o dia de forma divertida.

domingo, outubro 1

Luzboa









Uma exposição de luz em plena cidade de Lisboa. Pôde observar-se situações inéditas… chegou mesmo a ver-se uma correria de pessoas com tripés e máquinas fotográficas às costas na noite de Lisboa… oportunidades fantásticas de tirar belas fotos…

O que mais gostei… a Lua… e o Fado Morgana…

quinta-feira, setembro 28

O verão já lá vai...

... e ainda bem!

É verdade, voltei a dar notícias! Hoje o dia sorriu para mim... e por isso achei que tinha razões para voltar!
Estava a ver agora... há mais de um mês que não escrevo nada... muito tempo... demasiado tempo! Não vou explicar o porquê deste meu desaparecimento, acho que nem eu mesma sei (talvez tenha sido um acumular de situações ocorridas neste Verão que me deixou demasiado cinzenta, fechada e calada).
Sei (apesar de não me deixarem mensagens) que o pessoal do costume tem vindo aqui ver se eu tenho novidades e por isso mesmo quero agradecer-lhes. Não prometo pôr este blog a bombar, mas que vou fazer um esforço.
E novidades?! Sim, tenho algumas... mas estou à espera do momento certo para divulgá-las, não me quero precipitar. Ver para crer! (como dizia o outro)
Despeço-me agora, na esperança de amanhã voltar a dar notícias!

***

quarta-feira, agosto 23

Outros tempos, novas verdades!

Há verdades que julgamos absolutas ou que tendo-nos sido apresentadas como tal delas nunca duvidámos e agora de repente eis que a ciência descobre ou conclui que não é bem assim…
Estou a referir-me a 2 temas que surgiram nos últimos dias nas notícias.

Sempre ouvimos dizer que o buraco da camada de ozono estava a aumentar e que teríamos de continuar a esforçarmo-nos para diminuir os níveis de poluição libertados para a atmosfera (coisa que não tem acontecido). Notícias como esta, ouvimos constantemente e acabamos por interiorizar que apesar dos esforços de alguns, o problema continua a agravar-se… Mas, eis que surge agora 1 notícia que me apanhou de surpresa, afinal parece que dentro de 60 anos o dito buraco deixará de existir, visto que o seu alargamento tem vindo a regredir. Os cientistas americanos que chegaram a esta conclusão dizem que isso se deve à proibição e consequente eliminação dos CFC’s. Se isto é verdade ou não, não sei mas a mim faz-me alguma confusão.

Outra verdade não absoluta (que neste caso nos foi vendida na escola) é a teoria de que o sistema solar tem 9 planetas principais. Sabe-se agora, aliás a União Astronómica Internacional vai decidir amanhã, dia 24 em Praga se o nosso sistema tem 8 ou 12 planetas. Segundo percebi (e neste caso a dúvida não é novidade para mim) alguns cientistas consideram Plutão um planeta e outros não concordam na totalidade com essa classificação. A questão de fundo, nesta situação, é a definição de planeta: Um objecto redondo, que gira em torno de 1 estrela e não sendo, ele próprio, 1 estrela, possuindo também um formato esférico (o que permite demonstrar que possui gravidade suficientemente forte para definir a sua forma).
Será que esta definição obtém o necessário consenso?
Para além disto, acho muito interessante a maneira como está a ser feito … combina-se 1 dia, 1 local e “bora lá” decidir algo que durante anos foi mais do que aceite, embora, como disse atrás, muito discutido.
Fico à espera das notícias para saber se Plutão, é um planeta ou não!

segunda-feira, agosto 21

Está no tempo delas…







Amoras! Bem bom! 20 minutos à caça delas, resultaram em 2,5Kg… que foram convertidos em 8 frascos deste magnífico doce.

domingo, agosto 13

À descoberta…







Desde que me considero gente que conheço esta praia…











... e só agora descobri algumas das suas verdadeiras preciosidades!

quinta-feira, agosto 10

Vem aí chuvinha!

É verdade! Há já algum tempo que estou bastante entusiasmada com este fim-de-semana… sou uma daquelas pessoas que nesta época do ano gosta de andar de nariz no ar… a olhar para as estrelas… Nos próximos dias (ou melhor… nas próximas noites) vou procurar um sítio bem escuro e nada me irá impedir de ver a Chuva das Perseidas (chuva de estrelas prevista para esta época do ano).

quinta-feira, agosto 3

Que indecisão!

Não consigo decidir o que fazer no fim-de-semana!
A 1ª opção é ir ter com a família que está a passar férias no campo, socializar um pouco, descansar à sombra dos pinheiros e voltar domingo à tarde pronta (ou não) para mais uma semana…
A 2ª opção é continuar cá por casa all alone (sem familiares, nem amigos – pois este pessoal é que está bem, está de férias!), participar no sábado num passeio pedestre nocturno, dormir a manhã na cama e descansar… descansar muito (isto porque os últimos dias têm sido desgastantes).

… e o tempo vai passando… e eu sem conseguir tomar uma decisão!

quarta-feira, julho 26

Que luxo!

Era capaz de me habituar a isto: almoço ao ar livre… banho de piscina antes do almoço e ao fim da tarde…. Hum, hum, hum… uma maravilha! Até parece que estou de férias! :P

domingo, julho 23

Partilhar receitas

O Verão é óptimo para umas coisas mas também é péssimo para outras, nomeadamente para os blogs. Tenho reparado que anda tudo muito parado ultimamente, são poucas as notícias que correm pelas linhas da net. Falo também por mim, porque com o calor deste Verão são poucas as novidades que tenho para partilhar com o mundo… além disso tenho andado um pouco farta desta obrigação de ir todos os dias à net, ver mails, ver as mesmas páginas, falar com as mesmas pessoas… Oh, Cris! Como eu agora te compreendo quando vieste à uns meses atrás com uma conversa em tudo parecida com esta. Acabamos por nos tornar escravos de toda esta tecnologia!
Pensamento estranho este, é não é?! Ok, eu admito! Ando um pouco rezingona, do género todos me devem e ninguém me paga (ainda bem que foram poucas as pessoas que estiveram comigo entre a sexta à noite e o sábado de manhã – estava péssima de aturar, eu reconheço).
Mas nada como um óptimo fim-de-semana para voltar a sorrir outra vez. Querem a receita?
Primeiro escolhem o local perfeito para não fazer nada. Depois esquecem tudo o que é tecnologia, inclusivamente desligam o telelé… dormem até fartar… vão à praia e ocupam o fim de tarde entre o banho de sol e o de mar. Neste momento atingem, não o ponto de rebuçado, mas o chamado ponto despreocupado… temperam com um pouco de música e alguma jardinagem… e vão ver que no dia seguinte estão de novo sorridentes e frescos como uma alface.

sexta-feira, julho 14

Virar a página

Nestes últimos dias andei entretida com os miúdos do OTL… mal dei pelo tempo passar… já estamos a meio de Julho e este dia chegou…
Para ser sincera a despedida não custou muito… depois de dizer adeus é que foi um pouquinho pior… mas isso não interessa nada.

Obrigada Mr. E.
… e bons sonhos ;P

quinta-feira, julho 13

The Lake House



Assim que vi o trailer deste filme disse imediatamente que o queria ver no cinema, houve ali qualquer coisa que me chamou a atenção.
Parece um pouco lamechas, mas adivinha-se uma bela história de amor.
Vou ficar à espera :)

quarta-feira, julho 12

Um novo blog para juntar à colecção...
A Conspiração da Bola

terça-feira, julho 4

Into the West

Lay down
Your sweet and weary head
Night is falling
You have come to journey’s end

Sleep now
Dream-of the ones who came before
They are calling
From across a distant shore

Why do you weep?
What are these tears upon your face?
Soon you will see
All of your fears will pass away

Safe in my arms
You’re only sleeping

What can you see
On the horizon?
Why do the white gulls call?

Across the sea
A pale moon rises
The ships have come
To carry you home

And all will turn to silver glass
A light on the water
All souls pass

Hope fades
Into the world of night
Through shadows falling
Out of memory and time

Don’t say
We have come now to the end
White shores are calling
You and I will meet again

And you’ll be here in my arms
Just sleeping

Fran Walsh, Howard Shore, Annie Lennox


Porque é linda…
Porque é triste…
Porque me sinto assim…

Adeus avó!

segunda-feira, julho 3

Back to reality

Dia triste, este que passou… acabaram-se as férias! Estou de volta ao trabalho, que isto de não fazer nada (ou fazer pouco) só prejudica… sabe bem, mas prejudica! (que o diga o meu corpinho) lol
Está na hora de regressar às tão indesejadas rotinas, ou não… é isso! está na hora de contrariar a tendência que temos para cair em rotina depois de uns dias diferentes. E é por estes dias terem sido verdadeiramente revigorantes que não me apetece voltar, há muito tempo que não me sentia tão descansada, tão tranquila… tão bem comigo mesma.

É estranho… agora que regresso das férias, tenho a sensação que o Verão está já no fim, (influência das férias precoces) por isso é que é fundamental manter-me longe das rotinas e conservar o espírito de veraneante.

terça-feira, junho 27

Bye! Bye! British!

Há alguns dias recebi uma notícia que me chocou completamente. Nunca me passou pela cabeça que pudesse acontecer e apercebo-me agora, que poucos são aqueles que conseguem perceber porque é que fiquei tão chateada.
Estávamos na aula de Inglês e quando o Luke nos disse que o Governo Britânico mandou fechar 3 escolas do grupo pelo qual é responsável em Portugal (sendo a nossa uma das escolhidas). A reacção foi geral… silêncio… caras soturnas e ainda mais silêncio…

Depois explicaram-nos as razões que levaram “Londres” a tomar esta decisão: “constatámos que as instalações do nosso centro em Alverca não cumprem (…) os requisitos de segurança, higiene e saúde estabelecidos pelos padrões do BC…” Quem lê isto fica com a impressão de que não existem condições para o bom funcionamento de um instituto daqueles. O que não é verdade! OK, não há espaço para uma sala de leitura. Mas os livros estão lá na mesma, que quiser pode sempre requisitá-los!!! E ninguém se queixa de problemas de segurança ou higiene!
Ainda hoje não conseguimos entender os motivos que originaram toda esta situação. Tentámos argumentar contra a decisão… Perguntámos se “Londres” se tinha apercebido que ia perder muitos alunos (dinheiro), pois a grande maioria não se vai deslocar até Lisboa (ainda por cima no centro da cidade) depois de um dia de trabalho, para continuar o curso. A resposta foi clara: “Londres decidiu, não há nada que possamos fazer em contrário”.

Para a grande maioria dos alunos, aquele não era só um espaço de aprendizagem… era também um espaço de convívio… era o ponto alto de um dia de trabalho, onde esquecíamos os aborrecimentos do dia-a-dia e essencialmente onde nos divertíamos muito.

2 semanas após a divulgação da notícia conformámo-nos com a situação… hoje é a última aula e por isso faço questão de estar presente… vai ser também uma aula diferente, vamos jantar fora… mas não encaramos este dia como uma despedida porque, aquele grupo vai de certeza voltar a encontrar-se…

sábado, junho 24

Il Bagno

Foi hoje! O primeiro banho de mar do ano!!!
Foi por volta das 18h15min, numa praia que considero fantástica... onde o cheiro a maresia se faz sentir... a temperatura da água estava aí por volta dos 17/18ºC, a bandeira era amarela (apesar do estado do mar já estar a pedir uma verde). Depois de um pequeno passeio pela beira-mar, decidi que estava na hora do banho e lá fui... devagar... devagarinho... olhei para o mar... esperei por um intervalo sem ondas e mergulhei!

quinta-feira, junho 22

Cheguei!

Aproveito estes minutos que faltam para a hora do almoço, para dar notícias.
Cheguei ao meu refúgio de Verão! Serão poucos dias (eu sei) mas vou aproveitá-los da melhor maneira. Depois de uns dias passados a revisitar a capital (com direito a passeio turístico num eléctrico e tudo) chegou o momento de me dedicar à praia...
Já arrumei as poucas coisas que trouxe, já montei a esplanada e o sol até já começou a sorrir (é que nesta zona é normal que as neblinas matinais nos acompanhem pela manhã fora). É claro que para me entreter nestes dias mais solitários trouxe o portátil (para me manter em contacto com o resto do mundo:)), assim como a máquina fotográfica, música, pacotes de açúcar e o meu livro.
Não serão as férias da minha vida, mas pelo menos tenho uns dias para descansar e vou gozá-los ao máximo.

segunda-feira, junho 19

Finding cows






Quem tem pouco para fazer vai à procura de vacas!

sábado, junho 17

Parabéns, JRod!

Desejo-te um óptimo dia! Sei que não vai ser perfeito porque não está bom tempo para irmos à piscina, mas o importante é comemorar! Quando este mau tempo passar convidas-nos outra vez, só para ver se a água está quentinha! lol
Agora a sério: um beijo grande e muitas felicidades! :))

sexta-feira, junho 16

Férias? Já!? Só à força…

Estou cansada… mas mais do que o corpo moído tenho a mente esgotada. Estes últimos dias têm sido de muito trabalho… fazem-me lembrar os tempos do Técnico: noites mal dormidas, refeições pouco nutritivas, época de exames à porta e muitos trabalhos para entregar.
Agora as coisas são diferentes… vi-me forçada a tirar férias sem estar preparada para tal… numa semana e meia tive de compilar uma série de informações, escrever textos e fazer alguma cartografia para o PMDF, terminar algumas coisas que estavam pendentes e não podiam esperar mais, programar outras para o tempo que estarei fora… é verdade e isto tudo sem o meu PC! :( Como consegui? Nem sei bem! Talvez graças aos colegas que tiraram férias nestes dias e que me deixaram ocupar os seus PC’s e a outros que foram solidários comigo e me ajudaram da melhor forma possível. :))

Hoje saí tarde, já passava das 19h (isso é tarde para o horário que tenho). Se fosse há uns anos atrás a essa hora ainda o dia era uma criança e não havia qualquer problema em continuar a trabalhar pela noite fora. Hoje, quando deixei o gabinete já as senhoras da limpeza (a Natacha e companhia;)) estavam a invadir os gabinetes do rés-do-chão.
No caminho para casa, enquanto o Jack Johnson me fazia companhia, pus o piloto automático e deixei-me levar… revi tudo o que tinha feito e verifiquei mentalmente se tinha deixado tudo preparado e se não me tinha esquecido de nada… talvez tenha sido influência da música ou do cansaço… dei por mim a pensar (pela 1ª vez) no que fazer nas próximas 2 semanas. O tempo não está perfeito para a praia, os amigos e familiares não estão em tempo de férias,… irei certamente pôr a leitura em dia, irei ao cinema, às compras, dar uma volta aos pacotes de açúcar, até mesmo pintar qualquer coisa… quem sabe!?
Hum… ideias não faltam.
Férias?! Que venham elas!!!

quarta-feira, maio 31

Fazer conversa…

Hoje ressurgiu a vontade de escrever, no entanto não tenho nada de especial para dizer… mesmo assim rabisco qualquer coisa, pode ser que no final o resultado seja um post minimamente aceitável.
Não há grandes novidades para contar (aliás, neste momento não me consigo lembrar de nenhuma) … O calor dos últimos dias deixou-me apática, cansada e sem forças para fazer o que quer que seja. Bem sei que as temperaturas não têm estado assim tão elevadas (nada que não estejamos habituados durante o Verão), mas (e falo por mim) ainda não estava preparada para todo este calor. Não sou grande fã do tempo assim tão quente, gosto das temperaturas mais amenas… assim na casa dos vintes!
É curioso ver a reacção das pessoas nesta altura do ano, durante o dia poucas são aquelas que andam na rua, mas à noite... tudo passeia minha gente! É como se o dia e a noite se invertessem. À noite os cafés, as esplanadas enchem-se de pessoas, novas e velhas… famílias inteiras deambulam na rua. E eu não sou excepção! Não sou propriamente uma pessoa de andar a passear na rua, mas aproveito a noite para sair de casa e dar os meus giros. É verdade! Não temos as habitações preparadas para temperaturas extremas (nem para o frio nem para o calor) por isso é que nos vimos forçados a procurar o fresco da rua durante a noite, enquanto os edifícios parecem estufas de tão quentes que estão.

No meio desta divagação toda sobre o tempo quente, constato que realmente é verdade… quando não temos assunto de conversa o estado do tempo surge como se algo de muito importante se tratasse. É efectivamente uma óptima escapatória para a falta de inspiração… ;)

sexta-feira, maio 26

Dia de festa

Parabéns Mary!!!
Espero que tenhas um dia muito feliz! (Eu pelo menos vou fazer por isso!)
Beijo Grande :)

quinta-feira, maio 25

Abriu a época dos fogos

Hoje, enquanto passava os olhos por um jornal diário gratuito, vi o título de um texto de opinião que me chamou a atenção. Não por apenas ser um assunto que me interesse, mas também porque tendo-o ouvido no último mês por inúmeras vezes, em diversos órgãos de comunicação social, o acho completamente ridículo.
Pelo que percebi o leitor interveniente neste espaço do jornal, partilha da mesma opinião e se pensarem um pouco também o farão…
Quando se diz que abriu a época dos fogos, parece que estamos a dar autorização para que se faça fogo. Como ele diz, é como se abrisse a época da caça, em que se permite que os caçadores disparem sobre a passarada.
É certo e sabido que a comunicação social tem um enorme peso na vida das pessoas, por isso seria aconselhável que os jornalistas tivessem mais atenção às informações que transmitem e à maneira como o fazem.

Mas como quem critica deve sempre dar uma sugestão, eu não quero deixar de o fazer. Acho que o conceito de período crítico utilizado por alguns profissionais da área, para denominar os meses de Julho, Agosto e Setembro, pode perfeitamente ser alargado. Ou seja, dia 15 de Maio seria o 1º dia do período crítico no que se refere a incêndios florestais e não o 1º dia da época dos fogos florestais.
Sei que este assunto seria óptimo para um post de grande dimensão, mas já é tarde… estou de férias (apenas 2 dias) e por isso quero gozá-las sem ter de pensar mais no trabalho.

segunda-feira, maio 22

Chaparros e azeitoneiras

Sábado foi dia de passeio! Fui dar a volta que já estava programada há mais de um ano, mas só agora (pelas mais diversas razões) é que foi possível concretizar.
O destino foi a tão polémica barragem do Alqueva… grandiosa, recente e controversa infra-estrutura hidráulica que tanto orgulha a maioria dos portugueses.
Para mim este passeio não passou de um pretexto para voltar a uma região que tanto gosto. Durante 5 anos ouvi diariamente a tão simpática pronúncia alentejana, ouvi histórias e várias foram as visitas que fiz a esta zona tão bonita do nosso Território.
Gosto muito da peneplanície alentejana, do tom dourada que os campos adquirem nesta altura do ano, da imensidão de sobreiros e oliveiras que se perdem no horizonte, da calma com que as pessoas vivem e da sua simpatia.
O Alentejo é, para mim, uma região onde o tempo, os sabores e a paisagem têm características de uma beleza particularmente rara.

domingo, maio 21

Tios babados

Tal como prometi… aqui estão algumas das fotos da Marianita com os tios.
É lindo ver a cara de felicidade do pessoal!

quinta-feira, maio 18

Tem presente?!

Eh! Eh! A Marianita ontem fez um grande xixi no colo da tia Nocas! :)

quarta-feira, maio 17

Entre a cultura, o light e a ficção

Está mais que provada a importância do fim-de-semana! Depois do desabafo de 6ª feira e das mini férias de 2 dias (Sábado e Domingo) sinto-me melhor, mais fresca e mais energética!!!
Como estava previsto consegui acabar o livro que andava a ler. (para os mais distraídos, era o Anjos e Demónios do Dan Brown)
Gosto deste género de livros, um pouco de cultura, um pouco de ficção, um pouco de acção… e este tinha ainda outros pormenores que me interessaram muito: um pouco da belissima cultura Italiana…
A meu ver é inevitável que se compare este livro com o Código Da Vinci, não só por ser do mesmo autor, ou por ser do mesmo estilo, mas porque, apesar de ter sido o último a ser lançado, foi o Código Da Vinci que projectou este escritor para os tops. E porquê? Para mim a resposta é clara! O Código é muito mais apelativo, consegue agarrar o leitor muito mais facilmente, como costumo dizer: é poderoso! As descrições dos locais e das obras de arte são muito melhores (sim, porque eu leio a parte descritiva! Não é como uma pessoa que eu conheço que só passou os olhos nesses trechos). Lembro-me que quando acabei de ler o Código fiquei com a sensação que já conhecia todos aqueles lugares e aquelas obras de arte tão bem que parecia que tinha andado um ano inteiro a estudá-las.
Mas… e voltando um pouco atrás… mesmo assim não desgostei do Anjos e Demónios (acho que a parte final, a parte do salto é demasiado irreal, não faz sentido).

Agora ando a ler algo mais light, mais indicado para as moças… já lá vai o tempo em que lia coisas deste género, depois acabei por me fartar e agora decidi ler este livro porque já estava (literalmente) na mesa de cabeceira há muito tempo (mesmo muito!) e porque quis ler alguma coisa fácil e em que não fosse necessário pensar muito. É verdade que esta é também uma forma de intervalar um pouco a leitura… pois o próximo livro vai ser muito grande (Eldest – 2º livro da Trilogia da Herança com cerca de 800 páginas) e estou com algum receio de que não esteja bem como eu gosto pois já ouvi um comentário sobre ele e não me agradou muito. Mas no final logo se verá!

Comigo é assim, tanto sou capaz de pegar numa obra de folgo como algo mais soft, o que é preciso é que o livro e a disposição estejam de acordo.

sexta-feira, maio 12

Por falar em férias…

Ao contrário de algumas pessoas, que já contam os dias que faltam para as suas, eu ainda não sei quando poderei gozar as minhas… Mas acho que estou a precisar de uns diazinhos! Não porque os mereça, ainda não fiz tudo aquilo que devia… antes de ir de férias quero terminar alguns projectos que estão pendentes. Mas sinto que preciso de libertar algumas tensões que se têm vindo a acumular neste último mês. Ando cansada, mas não faço nada de especial que o justifique, o tempo foge e eu não o consigo aproveitar. Irrito-me facilmente com pequenas coisas e algumas atitudes que devia conseguir ignorar! Ando afastada dos amigos e escrevo pouco…
Para ajudar à festa, na 2ª feira passada fiquei a saber que no próximo Verão vou novamente ficar encarregue da ocupação dos tempos livres de alguns miúdos. Não é que não goste de o fazer, gostei muito da experiência do ano passado, as piadas eram mais que muitas e conseguimos criar uma boa relação e um bom ambiente. O único senão é a responsabilidade de andar com eles de um lado para o outro. Esse é que é o meu stress!
Brrrrr!!! (Tenho de parar de pensar no trabalho!)

Hoje é 6ª feira, tenho um fim-de-semana inteiro pela frente... vou “fazer de conta” que estou de férias… vou descansar, vou pôr a leitura em dia e como ir à praia não está no programa, vou pelo menos tomar um banho de sol… pode ser que o resultado seja bom e que para a semana as notícias sejam outras.

segunda-feira, maio 8

Lateral thinking

Há poucos dias andei a brincar com a lógica. Foi uma hora e meia muito divertida e de puro raciocínio lógico (quem diria!), propuseram-nos uma série de jogos mentais que nos ajudaram a testar a capacidade para tirar conclusões lógicas.
Consegui acertar em alguns, estive quase lá noutros, houve um ou dois em que andei muito longe, mas o último superou tudo… ainda hoje não consigo descobrir o caminho certo para a resposta (apesar de saber qual é ela).
Será que alguém me consegue ajudar?

I am a man.
If Larry’s son is my son’s father, what relationship am I to Larry?

segunda-feira, maio 1

Dia do Trabalhador

Só agora me dei conta de um facto engraçado:
hoje, dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador… encontro-me enclausurada em casa a estudar a Lei que aprova o Código do Trabalho.

quarta-feira, abril 26

25 de Abril

Mais um dia dos cravos mas não apenas mais um… este foi bem diferente… fui trabalhar!
Não! Não é lamento, posso até dizer que estou muito satisfeita.
Tinha planeado fazer algo diferente… e eis que há última da hora surge o convite: “Amanhã podes ir connosco fazer de guia no passeio pedestre?”
Apesar da surpresa, a resposta foi imediata.
É verdade que eu já me tinha inscrito no tal passeio mas fazer parte da equipa de apoio foi muito agradável.
Bem sei que, no início, estava um pouco receosa pois, para quem não está habituado a grande exercício físico, 14km em terreno irregular não é assim tão fácil e além disso os guias têm de desempenhar algumas funções (entre as quais manter um sorriso e incentivar os participantes a continuarem com um bom ritmo), mas também eu tive os meus incentivos: as conversas no rádio com outros guias, os colegas bem dispostos dos pontos de abastecimento de água e alimentos… e quando dei por mim estávamos praticamente a terminar.
No final… saber que correu tudo bem, que gostaram do nosso trabalho e que até já estão a pensar na próxima saída… é recompensador!

Gosto de me sentir ocupada, de me sentir útil, gosto de saber que posso ajudar os outros. Assim, sim… sinto-me realizada!

domingo, abril 23

Maternidade desejada!

É espantoso como um ser tão pequeno e frágil consegue mudar a vida de tantas pessoas!
É claro que estou a falar da Marianita!

Desde que ela nasceu andamos todos super babados. Nos primeiros dias as conversas acabavam por ir dar ao mesmo tema: bebés. E sempre que era possível lá estávamos… parados… vidrados… a olhar para ela.

Agora, que já passaram alguns dias, tenho consciência que a vida não pode parar e que apesar de nos apetecer estar sempre com ela, isso não pode acontecer. Por isso há que fazer alguns ajustes, é preciso encontrar tempo para tudo e é neste período de adaptação que eu me encontro.
Faço questão de conciliar as minhas actividades com a nova função de tia e com o apoio à família que acabou de crescer (tendo, no entanto, o cuidado de lhes dar espaço suficiente para poderem gozar este momento único).

Agora consigo compreender (não o sinto mas compreendo) o que uma amiga me dizia há pouco mais de uma semana… “quando as coisas correm bem e quando o filho é desejado… tê-lo ali, nos braços… é uma sensação de felicidade única, é algo que marca para sempre a vida de uma mulher…”

sábado, abril 15

Bem-vinda Mariana!!!

Após 21 horas angustiantes e de muita tensão a Mariana nasceu, eram 23h02m do dia 14 de Abril e pesava 3,180gr.

É linda!!!

quarta-feira, abril 12

Ansiedade

Estamos todos à espera de algo…

Há dias assim…

… cheguei a casa e atirei-me a uma enorme taça de gelado!

p.s. - e não fiquei com a consciência pesada :P

domingo, abril 9

Sorte Nula

Não sou grande adepta de filmes Portugueses, foram poucos os que me conseguiram chamar a atenção e cativar. Sou sincera… não gosto muito da produção cinematográfica Portuguesa porque geralmente o que resulta são filmes com histórias pobres e pouco interessantes, em que se explora demasiado o sexo e a violência e em que a asneirola e o calão são utilizados de uma forma demasiado forçada.
Por isso mesmo, fiquei realmente surpreendida (pela positiva) com o filme Sorte Nula do Fernando Fragata. A história, é certo que é um pouco maluca, mas está muito bem conseguida e a forma como nos é apresentada está genial. Simpatizo bastante com o grupo de actores escolhido para o filme, e depois de ter visto os extras do DVD ainda fiquei a gostar mais. Nota-se que gostaram de participar no filme e que se divertiram imenso.

Acção, mistério e humor está lá tudo e na dose certa! Apenas um pequeno senão… a cena de strip era dispensável… ;)

sexta-feira, abril 7

Lema do dia…

Ri. Ri muito, e alto. Ri até perder o fôlego.

Obrigada N. R. :)

quinta-feira, abril 6

Finito

Terminou o sonho Benfiquista. :(

quarta-feira, abril 5

Estados de espírito

O dia não começou da melhor maneira, fui obrigada a arranjar-me à pressa para sair de casa a tempo de apanhar o autocarro para ir para o trabalho, porque alguém tinha levado por engano os documentos do carro com que costumo andar. Com as pressas, (tal como já era de esperar!) houve alguns esquecimentos, entre os quais o chapéu-de-chuva. (o que no dia de hoje fez alguma falta)
Ao contrário do que é normal nestas situações, hoje assumi uma postura diferente e pensei que apesar do dia ter começado de forma um pouco atribulada ia fazer os possíveis para não pensar que o resto do dia iria continuar assim. Por isso optei por encher-me de boa disposição e sorrir…
Não sei o que se passou… só sei que apesar de ter sido simpática, sorridente e bem disposta, senti que, hoje de modo geral, as pessoas estavam particularmente rezingonas e tristonhas.
talvez o problema seja meu…
talvez devesse ter seguido o meu primeiro instinto…
talvez devesse ter deixado invadir-me pela cinzentice do tempo…

domingo, abril 2

Ma che bello!

O dia estava óptimo, com muita luz e muita cor!
Eu estava inspirada e cheia de vontade de carregar no botão!
O resultado foi surpreendente!!!
:)

terça-feira, março 28

Duas vontades…

Ontem à noite voltei aos Bombeiros. Fui a mais uma sessão de formação e desta vez o tema foi Orientação no Terreno.
Apesar da vontade de aprender ser enorme, a vontade de lá estar (no início) não era muita… o que eu queria era estar noutro lugar a dar apoio a alguém que estava a precisar. Mas as coisas já estavam combinadas, estavam a contar comigo e a oportunidade não se iria repetir, por isso decidi ir à formação. Sei que um telefonema não substitui a minha presença mas a mensagem chegou ao destinatário (que compreendeu perfeitamente a situação).
No fim da noite, o resultado foi muito positivo, a matéria interessou e o que aprendi foi muito enriquecedor. Houve ainda tempo para confraternizar um pouco, ouvir experiências e conhecer melhor algumas pessoas.

Ubiquidade

Um dom que tem feito muita falta nos últimos dias… infelizmente ainda não o possuo. :)

sexta-feira, março 24

Missão cumprida

É sexta-feira… a Semana da Floresta está praticamente no fim… Estou cansada, mas contente, tenho a sensação de missão cumprida! Fiz o meu melhor e acho que consegui fazer a mensagem passar. No fim da tarde, depois de terminar as apresentações nas escolas, ainda recebi (já no GTF) 2 meninas que já estavam prontas para iniciar um trabalho sobre incêndios florestais e que decidiram seguir os meus conselhos e vieram tirar mais algumas dúvidas.
É muito gratificante sentir que os miúdos se interessaram pela mini-campanha que fizemos.

A parte teórica já acabou… amanhã vamos passar à prática!

terça-feira, março 21

Vocações

Descobri a minha vocação… ensinar miúdos da primária! LOL
Não houve nervoso miudinho, não me engasguei, consegui improvisar bem e ... (atenção à baba!) recebi elogios!!!
Há quem diga que tudo correu bem porque a diferença entre mim e os miúdos de 7 anos é pouca! :D

domingo, março 19

Out

Pela primeira vez recebi algumas queixas motivadas pela minha ausência… eu sei que isto tem andado um pouco parado, mas não é porque não me apeteça escrever. Habituei-os mal, foi o que aconteceu! :D
Tenho andado um pouco ocupada com o trabalho e todos os minutos livres que tive durante a última semana andei fora de casa, a aproveitar quer o sol, quer a chuva.
No meio desta semana bastante agitada, tirei um dia de férias, mas nem a isso soube… fui até Lisboa para tratar de burocracias e como já não estou habituada àquele ritmo cheguei a casa completamente estafada. (apesar disso o cansaço durou pouco porque, como o convite já estava feito, ainda fui jantar fora e aproveitar o serão)

Realmente só me dei conta de que tenho andado um bocado out, na sexta-feira à tarde, quando depois de um rápido passeio pela net, descobri que têm andado a acontecer coisas no resto do mundo que eu desconhecia, nomeadamente em França. Pois é… esta semana os horários não permitiram manter-me actualizada… não vi telejornais, quase não fui à net, nem pude ir assiduamente ao bar lá no trabalho.
Prevejo que o reboliço continue na próxima semana, mas espero ter alguns minutos para passar por aqui…

quinta-feira, março 16

Viagem à volta do Mundo

O serão hoje foi passado a viajar… passámos por África onde experimentámos Moamba de galinha e Doce de mancarra e côco, depois fizemos um pequeno desvio e fomos até ao Brasil provar Moqueca de peixe e camarão, Arroz de côco e Quindim. É claro que passámos pelos nuestros hermanos e comemos a já conhecida Paella, deliciámo-nos ainda com um óptimo Risotto al funghi em Itália e banhámo-nos nas águas das ilhas Gregas enquanto apreciávamos uma Baklava. Voltámos a atravessar o Atlântico e saboreámos uns belos Burrito’s com molho de Guacamole, atrevemo-nos a ir mais longe e parámos nas praias da Tailândia, onde experimentámos um excelente Caldo de camarões com cogumelos. Já de regresso parámos ainda na Tunísia para provar o Tajine de Borrego acompanhado de Couscous com vegetais.

Podem participar nesta ou noutras viagens aqui.


domingo, março 12

Despertar

Quando faltam ainda 9 dia para a Primavera chegar, foi possível desfrutar um dia esplendoroso como o de hoje. O Sol brilhou com intensidade e finalmente o calor começou a derreter o gelo do Inverno…
Desde ontem à noite que havia algo, cá dentro, que me dizia que hoje o dia ia ser quente, que este iria ser o dia perfeito para esquecer os dias cinzentos do último Inverno…
Acordei bastante cedo (o primeiro sinal de que o tempo quente está de volta), o dia convidava a sair e por isso dei uma voltinha matinal, para algumas compras diárias.
À tarde fui passear, mas não fui para longe. Fiz algo que já não fazia há muitos anos… fui até ao único espaço verde existente nesta cidade com dimensões suficientes para ser designado de jardim. E constatei que afinal a ideia que tinha deste espaço estava errada, não é assim tão árido como eu julgava, posso mesmo acrescentar que é convidativo (ou pelo menos para mim hoje assim foi). Muitas eram as pessoas que também o acharam, não sei se lá estavam para aproveitar o óptimo dia de sol ou se este já é um destino dominical instaurado. Já não se encontra lá o campo de mini-golfe que me traz à memória um bom momento em família, mas encontrei praticamente na mesma o lago com ilha da casa dos patos, assim como a ponte de madeira.
Foi muito bom sentir este calor primaveril…

terça-feira, março 7

A grande questão desta noite

What’s your most treasured possession?

domingo, março 5

7 Dias

Faz uma semana que não venho a esta casa e para falar verdade apesar de ter tido vontade de escrever, não fui capaz…
Segunda e terça foram dias complicados, mas necessários… pois percebi que preciso de espaço… do meu espaço.
Quarta e quinta andei calada, pensativa e demasiado sombria…
Sexta, melhorei e voltei a sorrir…
Sábado, foi dia de tomar algumas decisões…
Hoje, não pensei no caso e dediquei grande parte do dia a ajudar a preparar as coisas para a chegada da Mariana.
Amanhã… life goes on…

domingo, fevereiro 26

The Weatherman

If you only have one wish, make it big!
A. M.

Bela noite... a de ontem! :)

sábado, fevereiro 25

Mais uma etapa…

Hoje recebi a notícia que fui aceite como membro efectivo na Ordem dos Engenheiros.
Mais uma etapa cumprida… por um lado tenho menos uma preocupação, por outro tenho maiores responsabilidades.
Isto é um bocado estranho para mim… não faço (nem nunca fiz) questão de ser uma Sra. Engenheira, foi um requisito necessário para poder iniciar a minha vida profissional… e é algo que neste momento não é assim tão importante…
Mas foi um alívio saber que o trabalho que tive durante cerca de 6 meses foi aceite e que estava à altura de um profissional competente.
Mais do que uma vez tive dúvidas em relação às opções que tomei enquanto estava a estagiar, foram várias as vezes em que pensei que não estava perfeito e que se o fizesse outra vez teria mudado “isto ou aquilo”… mas neste momento estou muito satisfeita… as minhas opções face às circunstâncias foram validadas por um desconhecido e insuspeito colega sénior. Tenho razões para estar satisfeita…

… quero também agradecer a todos (família e colegas) que me ajudaram a ultrapassar esta etapa.
Um grande obrigada! : ))

terça-feira, fevereiro 21

SLB vs LFC

Depois daquele fantástico jogo de futebol em Dezembro (em que também eram poucos os que acreditavam na vitória) alguns laços foram criados… Como não consegui arranjar bilhetes para o jogo de hoje, com o Liverpool, decidi juntar-me ao mesmo grupo da outra vez (é mais um mini-grupo!) e apoiar o meu clube (que está a passar por um momento mais fraco).

O importante é não ceder golos e voltar a jogar bem e com confiança! Tenho esperança que este seja o jogo da viragem! Sim, porque no próximo fim-de-semana o jogo também é importante e há umas continhas para acertar! :P

p.s. - Bigada pela ajuda com o LFC ;)

domingo, fevereiro 19

Fiddler on the Roof

Ontem, enquanto lá fora o temporal se fazia sentir, estive entretida a ver um filme bastante antigo, Um violino no telhado de Norman Jewison.
Desde que me conheço que me recordo de ouvir o meu pai falar deste filme e de o considerar um dos melhores filmes que já viu. É impressionante como durante anos esteve na minha lista de filmes para ver… mas só agora é que se proporcionou.

É um musical que retrata a história de um leiteiro pobre e da sua família durante os últimos dias da opressão da Rússia czarista, no virar do século. Algo que sempre achei curioso foi o título do filme e agora que o vi, percebo a analogia entre o tocar um violino no telhado e a forma como a tal comunidade de judeus (da qual o leiteiro faz parte) sobrevive numa pequena aldeia russa. Equilíbrio, tradição e um grande amor à sua família são as ideias chave!
Gostei imenso do filme, as canções e a música são excelentes, os actores são bons e a história… essa está muito bem conseguida! Pois numa comunidade muito apegada às suas tradições culturais e religiosas, há alguém que quando confrontado com o natural evoluir dos tempos é capaz de aceitar essa evolução e moldá-la, justificando-a com as suas mais profundas convicções.

É sem dúvida um filme para voltar a ver!

quinta-feira, fevereiro 16

Espectáculo

Depois de um dia dedicado a ouvir Clã e Sérgio Godinho e sem vontade nenhuma de trabalhar rendo-me a este Espectáculo…

Quando
tu me vires no futebol
estarei no campo
cabeça ao sol
a avançar pé ante pé
para uma bola que está
à espera dum pontapé
à espera dum penalty
que eu vou transformar para ti

Eu vou
atirar para ganhar
vou rematar
e o golo que eu fizer
ficará sempre na rede
a libertar-nos da sede

Não me olhes só da bancada lateral
desce-me essa escada e vem deitar-te na grama
vem falar comigo como gente que se ama
e até não se poder mais
vamos jogar

Quando
tu me vires no music-hall
estarei no palco
cabeça ao sol
ao sol da noite das luzes
à espera dum outro sol
e que os teus olhos os uses
como quem usa um farol

Não me olhes só dessa frisa lateral
desce pela cortina e acompanha-me em cena
vamos dar à perna como gente que se ama
e até não se poder mais
vamos bailar

Quando (Quando!)
tu me vires na televisão
estarei no ecrã
pés assentes no chão
a fazer publicidade
mas desta vez da verdade
mas desta vez da alegria
de duas mãos agarradas
mão a mão no dia a dia
não me olhes só desse maple estofado
desce pela antena e vem comigo ao programa
vem falar à gente como gente que se ama
e até não se poder mais
vamos cantar

E quando
à minha casa fores dar
vem devagar
e apaga-me a luz
que a luz destoutra ribalta
às vezes não me seduz
às vezes não me faz falta
às vezes não me seduz
às vezes não me faz falta...

Sérgio Godinho

terça-feira, fevereiro 14

Dia dos namorados

Este dia sim, é um hino ao consumismo!!!
Há mais de 2 semanas que somos completamente bombardeados por uma campanha acérrima do dia dos namorados nos vários meios de comunicação social.
Dizem-me que este é um dia especial… não concordo! Os dias especiais somos nós que os fazemos e não precisamos de ajuda de uma campanha de marketing.
Dizem-me também que eu digo isto porque não tenho namorado. Essa também não é a questão, conheço algumas pessoas que apesar de já terem encontrado a sua cara-metade não se rendem ao consumismo deste dia.
Acho que é possível amar, gostar e estar sem ser preciso toda esta fantochada!

domingo, fevereiro 12

Já são 25!

sol,
um passeio em Sintra,
os amigos,
sorrisos,
surpresas,
escuteiros burlões,
cc e centímetros cúbicos,
“os desorientados somos nós”,
fotos, muitas fotos!

Estas são imagens que vou guardar do meu 25º aniversário!
Obrigada! :))


sexta-feira, fevereiro 10

Alive

I don’t know why, but I’m so f****** happy!!!

quarta-feira, fevereiro 8

Outros tempos

Entrei no carro e liguei o rádio… a primeira música que ouvi (como é costume não sei nem o nome da música nem o do grupo que a interpretava) transportou-me imediatamente para outros tempos…

Tempos em que as sextas às tarde eram sinónimo de galhofa, muitas gargalhadas, parvoíces e idas ao Pingo Doce para comprar napolitanas de chocolate. Nesses dias as preocupações e os interesses eram outros, o tempo ia passando e nós não olhávamos para trás. Bons tempos aqueles!

… mas estes também não são nada maus! :) Tenho-me divertido mais nestes últimos meses do que em alguns anos mais cinzentões da minha vida…

Este sentimento nostálgico que se apoderou de mim tem apenas uma explicação… será que alguém descobre qual é? :P

segunda-feira, fevereiro 6

É a tua vez, pai!

Muitos Parabéns, papá!
Sei que não preciso de te dizer o quanto gosto de ti! :)

domingo, fevereiro 5

Nos últimos dias…

Bem sei que tinha prometido a mim mesma não ficar mais de 2/3 dias sem escrever no blog, mas esta semana foi completamente impossível… e para ser sincera a vontade também não foi muita.
Nestes últimos dias, o trabalho tem andado a apertar, para além das tarefas normais do GTF, tive de apresentar o trabalho realizado até agora e ao mesmo tempo, comecei a desempenhar as novas funções (dentro da DOAQV). Não me estou a queixar! Aliás, eu até gosto que as coisas sejam assim animaditas. O problema é que já não estava habituada.
Apesar do cansaço, fora das horas de trabalho, houve ainda tempo e disposição para umas idas à Capital e nem todas foram lazer!

No entanto, a noite de ontem ajudou a recarregar baterias… o programa foi um jantar com os amigos e uma ida ao cinema para ver o Match Point, o novo filme do Woody Allen. Apesar de ter tido algumas reticências em ver este filme, gostei muito e achei alguns pormenores muito interessantes. Tenho ainda de acrescentar que pela primeira vez consegui pôr de parte a minha antipatia pela Scarlett Johansson e consegui mesmo gostar do seu desempenho na segunda parte do filme. Mas foi mesmo só na segunda parte! ;)

segunda-feira, janeiro 30

LET it be!

Tenho de falar sobre um assunto que me tem perseguido a mente nas últimas semanas! Tenho de falar, principalmente, porque hoje regressei ao IST para discutir um assunto que muito me diz respeito! Tenho de falar porque estou a ferver por dentro e porque estou revoltada com toda a situação!

Vim a saber, há algumas semanas atrás, que o DECivil está a pensar em extinguir a LET (Licenciatura em Engenharia do Território) – que raio de curso é esse?! (devem estar muitos a pensar neste momento).
Esse é dos problemas com que o curso sempre se deparou: falta de reconhecimento na sociedade. É verdade que ao longo dos meros 15 anos de idade desta licenciatura muitos foram os problemas que surgiram… mas estamos no momento de viragem!
Agora começam a aparecer ofertas de emprego consistentes para Eng. do Território, agora que o País começou lentamente a despertar para as questões do Ordenamento e Planeamento do Território, agora que se revela que os técnicos que saem desta licenciatura são óptimos profissionais e mais! num tempo de crise como este, em que só se ouve falar de desemprego, os Eng. do Território têm trabalho, estão na sua esmagadora maioria empregados e em áreas de trabalho directamente relacionadas com o curso! Sim, é precisamente neste momento que querem acabar com um curso que já se afirmou como uma formação de excelência na área do planeamento!

Muitos mais foram os assuntos debatidos nesta tarde/noite relacionados com o futuro da LET, não os consigo enumerar a todos neste pequeno post… Apenas quis desabafar um pouco…

Para quem estiver interessado… Petição Contra a Extinção da LET
www.petitiononline.com/LET2006/petition.html

domingo, janeiro 29

Flocos de neve

29 de Janeiro de 2006… uma data a memorizar.

Hoje pude concretizar um dos meus maiores sonhos... ver nevar… sentir os flocos de neve a derreterem-se na minha pele…
Foi maravilhoso! Estou tão feliz!


p.s. - Parabéns Spiffle!!! É bom ter um amigo como tu! (que bela prenda de aniversário)

quinta-feira, janeiro 26

Parabéns mamã!

Sei que temos as nossas quezílias de vez em quando, mas aproveito este dia para te dizer que gosto muito de ti.
Desejo-te um bom dia… e até logo à noite.

Muitos Parabéns!!!

segunda-feira, janeiro 23

147 dias depois…

É verdade! Já lá vão 147 dias desde que eu tive uma pequena aventura com o jipe da CMAV. Agora, olho para trás e rio-me de toda aquela situação, mas no momento não achei piada nenhuma (tenho de confessar).
Para quem não sabe o que aconteceu, vou dar apenas algumas pistas: um jipe Nissan Patrol, lama (por incrível que pareça o episódio aconteceu em pleno Verão, num ano de seca e mesmo assim consegui encontrar um lamaçal!), alguém com pouca (não!... nenhuma) experiência a conduzir carros todo-o-terreno e, no fim de tudo, uma rectro-escavadora. Agora façam o filme! E riam…
Hoje, lembrei-me deste episódio simplesmente porque depois de 147 dias voltei a conduzir o tal jipe e passei pelo local onde tudo aconteceu.
Desta vez, em pleno Inverno, correu tudo bem! Também é certo que a lama entretanto secou! :)

p.s. – Parabéns avó Otília!!!

domingo, janeiro 22

Dia de reflexão

Depois destes últimos dias, soube bem ter um dia como o de ontem.
Foi bom ter estado fora de casa, ter conhecido pessoas novas e ter conhecido melhor, pessoas que já conhecia.
Foi bom ter estado longe, num sítio que cada vez gosto mais e em que cada vez me sinto mais inserida.
Foi bom rir sem qualquer tipo de preocupação…

… a noite, para contrastar com o dia, foi um regresso ao passado. Depois de uma bela sessão de matraquilhos, voltei ao local das minhas primeiras saídas à noite. Tal como o V. disse “há coisas que nunca mudam…” e lá estavam os chapéus pendurados no tecto, o poster do James Dean, e os magníficos bules para o chá. Só faltava uma coisa, o tão disputado sofá…


p.s. – Parabéns avô Horácio!!!

sábado, janeiro 21

De cara lavada

Palavras que confortam...
Amigos que aparecem sempre que precisamos...
Uma cara laroca...
O bom humor dos colegas...
Uma sessão de música 80's...
Uma troca de olhares...
Um carinho...
Um sorriso...

quinta-feira, janeiro 19

Adeus…

Não percebo porque me sinto assim… não faz sentido... ele não estava assim tão perto… já era muito velhote… e já estava mal à algum tempo…

segunda-feira, janeiro 16

Alimentar o vício

Depois de vários dias de resistência, não aguentei mais e fiz o tão desejado bolo de chocolate. Mas é como eu digo, se queremos que algo saia bem feito, temos de investir algum tempo nisso. E não foi o que aconteceu!
Fiz um daqueles bolos em que a massa já vem preparada, só é preciso pôr no forno e… não saiu perfeito! Sinto-me aldrabada! Não tem a consistência certa, não é suficientemente denso, é demasiado fofo… ou seja, não é um verdadeiro bolo de chocolate…
Para o verdadeiro apreciador de chocolate não há nada melhor do que um bolo de chocolate caseiro!!!

domingo, janeiro 15

Domingo de chuva

Um dia perfeito para ficar em casa, bem aconchegadinha e dedicar-me às coisas que gosto.
Rodear-me de pacotes de açúcar à espera de serem catalogados e meter mãos à obra, enquanto oiço a banda sonora do Lord of the Rings, com o volume um pouco mais alto do que é costume.
Isolar-me da realidade e mergulhar num mundo mágico onde existem feiticeiros, criaturas sobrenaturais, um Senhor das Trevas e um desporto completamente inovador em que as vassouras voadoras são um elemento fulcral.
Aproveitar depois a hora mais calma do dia e rever um filme perfeito para dias de Inverno… Nightmare Before Christmas de Tim Burton.

sábado, janeiro 14

King Kong

Finalmente fui ver a nova versão do King Kong! Estava à espera de ver este filme há tanto tempo, mas só agora foi possível.
Gostei imenso do filme, acho que o Peter Jackson tem mesmo jeito para aquilo que faz, é certo que houve ali algumas cenas em que não aguentei e fui obrigada a desviar os olhos da tela (são mesmo à Peter Jackson). Nem a Shelob, a famosa aranha gigante do Lord of the Rings, me causou tanta impressão (e atenção que eu tenho um medo terrível de aranhas). Quero salientar o desempenho e o papel do Andy Serkis, actor que admiro muito pelo trabalho realizado no Lord of the Rings, acrescentar que tenho imensa pena da Naomi Watts pois, conhecendo alguns dos métodos de trabalho do realizador, acho que ela deve ter sofrido um pouco para filmar certas cenas e ainda que adorei os cenários.


p.s. – desta vez não fui ver um filme para crianças :P
p.s. 2 – desculpa, Cris! Não sabia que querias assim tanto ir ver o filme, para a próxima não me esqueço!

quinta-feira, janeiro 12

Mais um dia…

Sei que hoje não estou muito inspirada para escrever, mas sinto necessidade de partilhar estes pensamentos com o mundo. Sei também, que não estou a ser explícita, mas esse é um dos meus defeitos (fecho-me demasiado e evito falar de certos assuntos, fujo e tenho medo).
Digo apenas que este dia não me sai da cabeça… foi demasiado estranho! É a única coisa que me ocorre para o descrever. Não consigo decidir-me se foi um bom dia ou um mau dia… terá sido apenas mais um dia...

terça-feira, janeiro 10

E a risota continua…

Não sei o que se passa, mas o meu gabinete na CMAV deve estar contaminado com algum gás hilariante, isto porque nos últimos dois dias a galhofa tem sido muita. É claro que não deixamos de trabalhar, mas aqueles momentos de descontracção, ao longo de um dia de trabalho, têm sido verdadeiramente divertidos. Contam-se pequenas piadas (algo que já é habitual), contam-se grandes piadas, ouve-se música com o som ligeiramente acima do normal, recordam-se cenas estúpidas do tempo do secundário e ouve-se a mensagem, bastante original, do voice mail de um colega que se encontra em serviço externo.
Só espero que a boa disposição possa continuar a reinar, sem quebras de produtividade!...

segunda-feira, janeiro 9

Sessão de fotos

Apesar do nevoeiro e do frio que se fez sentir, a manhã de domingo resultou numa bela sessão de fotos. O local escolhido foi o Parque das Nações!
É verdade! Já tinha saudades de um programa deste género, a passear, de máquina em punho, a passar por maluquinha (devido às posições em que me ponho para tirar uma simples fotografia)!
Resumindo, foi uma bela manhã de domingo!

domingo, janeiro 8

Até Dezembro









Para me despedir desta belíssima época do ano, fui até Lisboa ver as luzes de Natal!

quinta-feira, janeiro 5

Estou triste…

Sinto-me triste… não sei porquê mas sinto cá dentro um vazio… talvez esteja assim porque a época mágica está quase a acabar e o espírito de Natal já não brilha…
Os 3 primeiros dias do ano correram lindamente, sempre com um sorriso nos lábios, senti-me feliz… mas comecei a esmorecer e surgiram algumas contrariedades…
não consigo estar com as pessoas que quero,
não consigo ir aos sítios que quero,
não consigo ver o que quero,
não consigo libertar-me como quero…

quarta-feira, janeiro 4

Bolo de chocolate

Apetece-me comer bolo de chocolate!

segunda-feira, janeiro 2

Ano Novo

Um bom ano de 2006 para todos!!!
Para bem dos presentes, decidi não contar como foi a minha passagem de ano, considerem-na censurada. Digo apenas que me diverti muito e como diz a Cris acredito que este ano vai ser um grande ano.